Parabéns a você que ajudou a poupar milhares de vidas, milhares de hectares de floresta, milhares de litros d´água…
Há uma tendência mundial em aderir uma alimentação mais saudável e muitos optam em diminuir a quantidade de carne na dieta ou até mesmo em eliminá-la do cardápio. No Brasil 28% da população está diminuindo a quantidade de carne consumida, segundo pesquisa feita pelo grupo Ipsos sobre hábitos alimentares. No orkut, site de relacionamento mais usado no Brasil, pesquisando sobre vegetarianismo é possível encontrar diversas comunidades como: Orgulhosamente vegetariano(a) com 8.659 membros, Eu queria ser vegetariano com 5.029 membros etc.
Não é a toa que duas das maiores indústrias de carne, Sadia e Perdigão, expandiram seu nicho de atuação colocando opções vegetarianas no mercado. Na maioria dos restaurantes, até mesmo de fast-food encontra-se opções exclusivamente vegetarianas.
Segundo dados da revista Época, “Para um em cada quatro adolescentes americanos, ser vegetariano é uma atitude “positiva”. Por lá, 2,5% da população se considera vegetariana. Não há pesquisas confiáveis no Brasil. Mas o crescimento também é visível. O site da Sociedade Vegetariana Brasileira tem 3 mil acessos por dia. O Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-Americano, marcado para agosto, aguarda 10 mil participantes.”
Mais de dez por cento da população inglesa é vegetariana. A cada semana cerca de 2.000 ingleses viram vegetarianos. E os dados e fatos que mostram o crescimento do vegetarianismo no mundo são imensos.
Lista de sites relacinados ao vegetarianismo divulgado pelo “Sítio Vegetariano” (www.vegetarianismo.com.br):
Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB (www.svb.org.br). Organização que objetiva propagar o vegetarianismo no Brasil.
TAPS (www.taps.org.br). Maior acervo de livros e revistas sobre vegetarianismo, vivissecção e saúde comunitária da América Latina. Videoteca, publicações, panfletos.
Guia Vegano – www.guiavegano.com.br
União Vegetariana Internacional (IVU) (www.ivu/org/portuguese). Enorme quantidade de informações em diversos idiomas. Para promover o vegetarianismo a IVU organiza a cada 2 anos um Congresso Mundial em diferentes lugares do mundo (www.ivu/org/portuguese/about.html)
Vegetarian Society (http://www.vegsoc.org). Primeira organização vegetariana do mundo, fundada em 1847 na Inglaterra e existente até hoje.
Vegan Society (www.vegan.org). Centro de informações sobre veganismo.
American Vegan Society (www.americanvegan.org). Informações sobre veganismo.
Listas de discussão sobre vegetarianismo/veganismo
veg-brasil (http://br.groups.yahoo.com/group/veg-brasil). Objetiva discutir o vegetarianismo em todos os seus aspectos.veg-latina (http://es.groups.yahoo.com/group/veg-latina). Objetiva unir esta região do mundo sob uma perspectiva vegetariana.veg-receitas (http://br.groups.yahoo.com/group/veg-receitas). Troca de receitas vegetarianas.jovens vegans (http://br.groups.yahoo.com/group/jovens_vegans). Lista de discussão sobre veganismo direcionada aos jovens."
Nenhum comentário:
Postar um comentário