domingo, abril 11, 2010

Crescer e aparecer; pra quê né?

Devido o que aconteceu essa semana na facul, vim mostrar aqui a minha indignação. Só pra situar: turma bagunceira, culpa do professor.
Desde que eu entrei no São José, minha turma foi a mesma. De 1997 a 2009. (e agora eu me pergunto, poooooooooor que, mas por que eu não troquei de colégio entre esses 12 anos?). Minha turma sempre foi a pior da série, 51, 61, 71, 81... (particularmente eu lembro: ‘81, não dá mais!!!’ vindo da coordenadora)
Problemas realmente sérios começaram na 7ª série. Professora-alvo: M. Matéria: português. Problema: ninguém levava a aula dela a sério. Lembrança: entre lágrimas, a professora fala, ‘vocês não sabem como é difícil pra mim ouvi vocês dizerem que não aprenderam nada no fim de cada aula.’. Eu realmente fiquei arrependida. Porque eu também era pentelha.
Já na 8ª série, a culpa era realmente da professora. E dessa eu não sinto nenhum pingo de arrependimento. O nome dela era Mara. Only this, apesar do sobrenome dela ser bem legal pra trocadilho. Ela não sabia dar aula. E provavelmente não sabe até hoje. Ela sofreu muito. Essa sim. Mas também me diz, qual é a da mulher de manda os alunos lerem o livro e resumirem toda santa aula? Qual é a dela em ter feito uma única prova de geografia o ano inteiro? (aliás, ela dava geografia e história, 4 períodos semanais.) Da onde que surgiam as notas no boletim? Atualmente ela não se encontra mais no meu antigo colégio.
No primeiro ano tchau professora, literalmente. Ela parou de dar aula pra nós. Eu não lembro o nome dela, mas ela dava Redação. Nos meus três anos de Ensino Médio, ninguém conseguiu dar redação pra minha turma. Bem que a gente tentou falar mal dela pra professor de português, mas ele disse: ‘ela é minha prima.’ Ela nos deu aula acho que dois meses, ou menos. Então colocaram a D.
No segundo ano, já não sendo uma bosta a aula da D. de Redação, resolveram que ela também nos daria Português junto com o outro professor. Afundou de vez o barco. No 3º o conteúdo que ela deu foi classificado como não visto. Não aprendemos nada. Em ambas matérias.
No último ano do Ensino Médio, o problema foi o F. de física. Mas esse nós, infelizmente, não conseguimos nem fazer chorar, nem ser despedido. E isso só os que marcaram época. Sem me esquecer aqui, da profe C. De redação. Ela desistiu de dar aula pra nós. Ânimo nenhum na vida. Eu fui bem pentelha com ela no início, mas depois eu encontrava ela nos postos (eu bebendo na conveniência, ela abastecendo) e descobri que era tri gente boa! Mas só eu descobri, o resto da turma não. Inúmeros professores ameaçaram sair da sala de aula e nunca mais voltar.
Bom, o que me levou a escrever isso é que, nessa semana que passou, o presidente da turma criou um tópico na comunidade da turma (dã), pra falar sobre a aula da M. Ele começa assim: ‘hoje, a M. passou dos limites (...), provou ser uma má professora’ Gente, peralá. Primeiro que é o fim falar mal de um professor na internet. Vamos à defesa da professora: ela não tem o mesmo esquema de aula dos outros professores. Ela não brinca tanto, não é tão espontânea, e isso creio eu, pro bando da minha sala é ser chata. A matéria dela é bem diferente também. Eu diria confusa até, tem que aprofundar. Primeira prova, geral tirou nota baixa. Primeiro trabalho, feito que nem nossa cara. Vergonhoso, de última hora, gaguejado. Como uma professora fica feliz com esses resultados? E ainda é culpa dela que, segundo meus colegas, não sabe nos dar aula? Ainda por cima querem enviar um comunicado para a coordenadora do curso pra reclamar dela. Olha bem!!! Eu estou estupefata. Realmente espero que a coordenadora nos mande fechar a boca e criar vergonha na cara. Cadê o amadurecimento dessa gente. Tudo cria se achando. É como disse minha professora, sexta passada: ‘Os pais me mandam essas crianças de 17 anos tudo mal acabada e querem que eu crie???!’ As pessoas não percebem que estão numa universidade. E os que percebem que a situação ta difícil se fodem junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário