quinta-feira, outubro 07, 2010

1º de outubro - Dia Internacional do Vegetarianismo


Post integral do blog A Arte de Bem Viver, do dia 02/10/2009, por Renata Junqueira 

"Dia 1 de outubro é dia internacional dos vegetarianos!

hamburger de vaca
Parabéns a você que ajudou a poupar milhares de vidas, milhares de hectares de floresta, milhares de litros d´água…
Há uma tendência mundial em aderir uma alimentação mais saudável e muitos optam em diminuir a quantidade de carne na dieta ou até mesmo em eliminá-la do cardápio. No Brasil 28% da população está diminuindo a quantidade de carne consumida, segundo pesquisa feita pelo grupo Ipsos sobre hábitos alimentares. No orkut, site de relacionamento mais usado no Brasil, pesquisando sobre vegetarianismo é possível encontrar diversas comunidades como: Orgulhosamente vegetariano(a) com 8.659 membros, Eu queria ser vegetariano com 5.029 membros etc.
Não é a toa que duas das maiores indústrias de carne, Sadia e Perdigão, expandiram seu nicho de atuação colocando opções vegetarianas no mercado. Na maioria dos restaurantes, até mesmo de fast-food encontra-se opções exclusivamente vegetarianas. 
Segundo dados da revista Época, “Para um em cada quatro adolescentes americanos, ser vegetariano é uma atitude “positiva”. Por lá, 2,5% da população se considera vegetariana. Não há pesquisas confiáveis no Brasil. Mas o crescimento também é visível. O site da Sociedade Vegetariana Brasileira tem 3 mil acessos por dia. O Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-Americano, marcado para agosto, aguarda 10 mil participantes.”
Lisa Simpson é vegetariana“A cultura contemporânea está repleta de referências vegetarianas. Até as animações infantis estão cheias de vegetarianos. Em Madagascar, um leão supera seus instintos para não almoçar seu amigo – uma zebra. O Espanta-Tubarões e Procurando Nemo mostram tubarões vegetarianos. Lisa Simpson, a irmã inteligente de Bart Simpson, do desenho animado Os Simpsons, se recusa a comer animais mortos. Phoebe, a loira do seriado Friends, também. Nos Estados Unidos, crianças e adolescentes aderem ao ä vegetarianismo em ritmo duas vezes mais rápido que os adultos. “Quem mais nos procura são os jovens”, diz Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira.”
Mais de dez por cento da população inglesa é vegetariana. A cada semana cerca de 2.000 ingleses viram vegetarianos. E os dados e fatos que mostram o crescimento do vegetarianismo no mundo são imensos.

Lista de sites relacinados ao vegetarianismo divulgado pelo “Sítio Vegetariano” (www.vegetarianismo.com.br):
Seja Vegetariano – www.sejavegetariano.org
Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB (www.svb.org.br). Organização que objetiva propagar o vegetarianismo no Brasil.
TAPS (www.taps.org.br). Maior acervo de livros e revistas sobre vegetarianismo, vivissecção e saúde comunitária da América Latina. Videoteca, publicações, panfletos.
Guia Vegano – www.guiavegano.com.br
União Vegetariana Internacional (IVU) (www.ivu/org/portuguese). Enorme quantidade de informações em diversos idiomas. Para promover o vegetarianismo a IVU organiza a cada 2 anos um Congresso Mundial em diferentes lugares do mundo (www.ivu/org/portuguese/about.html)
Vegetarian Society (http://www.vegsoc.org). Primeira organização vegetariana do mundo, fundada em 1847 na Inglaterra e existente até hoje.
Vegan Society (www.vegan.org). Centro de informações sobre veganismo.
American Vegan Society (www.americanvegan.org). Informações sobre veganismo.
Listas de discussão sobre vegetarianismo/veganismo
veg-brasil (http://br.groups.yahoo.com/group/veg-brasil). Objetiva discutir o vegetarianismo em todos os seus aspectos.veg-latina (http://es.groups.yahoo.com/group/veg-latina). Objetiva unir esta região do mundo sob uma perspectiva vegetariana.veg-receitas (http://br.groups.yahoo.com/group/veg-receitas). Troca de receitas vegetarianas.jovens vegans (http://br.groups.yahoo.com/group/jovens_vegans). Lista de discussão sobre veganismo direcionada aos jovens."

Nenhum comentário:

Postar um comentário