domingo, outubro 03, 2010

Surgimento e efeito da opinião pública

Até esse final de semana, eu tinha que postar meu argumento sobre Opinião Pública num fórum no site da universidade, da matéria de História da Comunicação. Eu fiquei me enrolando, lia os textos de base mas o cérebro não queria funcionar. Cheguei em casa sexta-feira depois da aula, às 23 horas e me obriguei a fazer. Consegui postar às 0:36 da madrugada de sábado. E fui dormir, porque tinha que acordar às 6:30 da manhã pra ir à aula e fazer prova da mesma matéria. 
Eis que ao chegar na sala, o professor diz que o argumento não valia nota e serviria só como base pra redigir o texto ( a prova que eu queria que fosse objetiva) da aula de ontem. 
Como fiquei muito indignada com o fato de que ele nem lerá o argumento no fórum eu postarei aqui.
Pelo menos aqui, alguém vai ler.

O conceito de opinião pública nasceu no século XVIII possibilitado pelo surgimento da prensa de Gutenberg e o crescimento de uma classe de alfabetizados, devido à popularização da Bíblia pela reforma protestante. Com maior acesso às informações, a burguesia começa a se questionar sobre o poderio do papa, sobre a Igreja, formando uma opinião crítica; se interessa por assuntos não só de caráter político, mas social e econômico. É a ascensão da burguesia, agora com voz, e o enfraquecimento dos reinados.
Esfera pública, para Habernas é onde as ideias são apresentadas, discutidas e argumentadas, tendo como função a 'reunião permanente de pessoas privadas num público buscando formar racionalmente uma opinião pública baseada no melhor argumento; onde a autoridade do melhor argumento se sobrepõe à hierarquia social e se contrapõe a esta, colocando-se, neste sentido, o burguês como um ser humano com direitos universais e não inferior ao aristocrata.'
O ideal é de que a figura da opinião pública fosse restituída, assim como surgiu no século XVIII. Atualmente, a mídia, os meios de comunicação em massa influenciam o modo de pensar e agir das pessoas. É uma informação filtrada que está nas mãos de poucos a ser repassada para a massa. Os meios de comunicação manipulam a opinião pública em favor de interesses de grandes grupos políticos e privados, no comportamento e no consumo da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário