quinta-feira, março 31, 2011

"A vida é feita a mão. A muitas mãos!"

Assistam o vídeo de Rosana Hermann (@rosana) no TEDxPorto Alegre. Gostei muito e aqui coloco algumas expressões que ela usa. A fonte é Wikipedia. 

Serendipidade: também conhecido como Serendipismo, Serendiptismo ou ainda Serendipitia, é um neologismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.
Se origina da palavra inglesa Serendipity. "Alegria de descobrir algo que você não estava procurando, descoberta feliz inesperada."

L'esprit de l'escalier: expressão francesa cuja tradução literal seria algo como "O espírito da Escada". Ela representa pensar em uma resposta "esperta" quando já é tarde demais. A frase pode ser usada para descrever uma resposta à um insulto, argumento ou comentário inteligente ou "esperto" do interlocutor que chega tarde demais para ter alguma utilidade. Depois de ir embora, (descendo a escada da tribuna - daí a origem da expressão), encerrar o encontro (tarde de mais) a pessoa encontra a frase justa que teria sido a resposta necessária para seu oponente. O fenômeno é geralmente acompanhado por um sentimento de arrependimento por não ter pensado na resposta quando ela mais era necessária ou adequada. O espírito da escada também poderia ser uma frase que poderia ter decidido a discussão se não fosse pelo fato de já ser tarde demais. " A briga é lá em cima mas você só tem a resposta quando chega lá embaixo. Eu deveria ter falado aquilo, e mais aquilo..."

Schadenfreude: palavra de origem alemã que designa sensação de alegria desencadeada pela percepção do sofrimento ou infelicidade de alguém. Esta expressão vem da junção das palavras schaden ("dano", "prejuízo") e freude ("alegria", "prazer"). "Alegria que a gente tem quando o outro se dá mal." 

Vergüenza Ajena / Pena Ajena: também conhecido como "espanhol Shame' senso de vergonha, em nome de outra pessoa, mesmo que essa pessoa não pode ter vergonha"Compaixão que a gente tem pela humilhação alheia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário