segunda-feira, abril 21, 2008

Seja mais feliz

Reparei que tudo o que é matéria do tipo de: 'aumente sua auto-estima!', '11 maneiras de ser uma pessoa mais feliz', 'faça isso e viva muito melhor' eu leio e recorto. Mesmo que a reporatagem seja para quem levou um pé na bunda ou perdeu o emprego, enfim, eu sempre tento por em prática. No livro 101 Experiências de Filosofia Cotidiana, o filósofo francês Roger-Pol Droit mostra que ações rotineiras surpreendem a vida se olharmos de outro ângulo e nos revela novas percepções do mundo. Aqui estão algumas sugestões que o livro indica:
1. Emperimentar roupas que não têm nada a ver com você.
2. Tomar banho de olhos fechados.
3. Dizer a uma pessoa desconhecida que ela é bonita.
4. Andar no escuro.
5. Chorar no cinema.
6. Escutar sua voz gravada.
7. Dormir de bruços ao sol.
8. Resmungar durante 10 minutos.
9. Imaginar que todos nós vamos morrer.
10. Voltar ao seu quarto depois de uma longa viagem.

Vamos lá, quem nunca fez pelo menos um desses itens nunca viveu. Eu ainda tenho que fazer o três, o sete e o oito (se bem que se juntar todos os minutos do meu dia que eu passei resmungando provavelmente passará de 60 minutos.)

Nessa outra reportagem da revista Claudia de setembro de 2002 dá '100 idéias para levantar o astral'. Os primeiros 14 itens falam em beleza, mudar o corte do cabelo, fazer a unha em casa, trocar a cor do batom... Nos outros falam em mudar alguns hábitos alimentíceos, não repassar notícias ruins, aprender a rir com si mesma, dizer mais 'eu te amo', prestar atenção na intuição, cantar bem alto junto de um CD, fazer uma viagem para relaxar, costumizar roupas, usar cores vivas que refletem no ânimo, livrar-se do que não tem utilidade e trocar movéis do lugar. Do item 64 ao 87 fala como lidar com seus filhos e organizar as finanças e até o final da reportagem, sexo, que melhora o humor, emagrece e prolonga a vida entre outras coisas.

Eu leio essas idéias que as revistas dão porque simplismente eu nem me dou conta que dá pra mudar isso ou aquilo e aproveitar melhor as coisas que a gente tem. Eu adoro quincalharia, é meio dífícil me desfazer de vários objetos ou de roupas e me observando outro dia é mais bonito me ver sorrindo do que chorando, em boa parte dos acontecimentos é mais fácil ignorar o lado ruim e rir da situação. Viver dessa forma se torna mais agradável e o meu pessimismo nunca me levou muito longe.

2 comentários:

  1. Bruna, você é muito legal, gostei muito de conhecer alguns de seus escritos. Eu estava aqui com o artigo recortado de Cláudia, "100 ideias para levantar o astral" e procurei na internet, a fim de ver se poderia copiá-lo (sem querer ser preso, naturalmente), porque estava com preguiça de escaneá-lo, (mas vale a pena, exceto algumas banalidades) mas nada encontrei da editora. Então, me deparei com o seu resumo e quase fico só com ele, porque está muito bem colocado. De fato, não há tempo a perder e ficar de baixo astral; é preciso reagir. Afinal, vou escaneá-lo, porque o seu resumo me convenceu a fazer isso. Mas, depois, se você quiser, posso enviar a você o artigo que é inédito tbm em forma eletrônica, a fim de podermos ajudar a alguém que está de mal com a vida!
    PS.: Você é muito culta, lê bastante e escreve muito bem.
    PPS.: Visite o meu site. Você vai gostar!
    www.iasdemfoco.net

    ResponderExcluir
  2. PPS.: Interessante: antes de ler o seu perfil, notei que você é da minha terra gaúcha, apenas pelo "tu", que você usou acima.

    PPPS.: Meu e-mail, se quiser mais diretamente, a fim de obter o artigo "100 ideias ...", é:
    prbiagini@gmail.com

    ResponderExcluir