sábado, dezembro 19, 2009

Minha tartaruga é ninja

Acho que eu já falei esse trocadilho tosco, mas enfim. Minha tartaruga, Catarina, realizou ao longo dos 10 anos que está comigo, várias façanhas. Pra começar, quando eu a comprei, era muito pequena. O casco dela tinha uns 6 cm. Enquanto a tartaruga dos meus primos crescia ininterruptamente a Cati tava lá, estacionada. Só depois de uns 7 anos é que ela começou a crescer de verdade. Tipo estirão de adolescente (sentiu a comparação). Agora ela tá com o dobro do tamanho inicial. Pensando agora ao escrever esse texto, ela é um bicho realmente surpreendente. Nós tínhamos um aquário de vidro, mas ele quebrou e desde então ela vive em bacias. Na primeira vez que ela sumiu eu chorei muito. Eu era pequena e além dela morava com nós um hamster (eu lá lembro o nome de tanto hamster que eu já tive, desde Rock I, Rock II, Fred, Biju I, Biju II, Hantaro...) e a Kita. A Kita é minha cachorrinha e continua aqui. Já os hamsters, eles não duraram tanto quanto eu quis. Ela ficou três meses desaparecida; talvez ela tivesse pulado do aquário, não recordo. Um bela tarde, no momento que pai chegava em casa ele a viu! Ela estava andando no jardim de frente da minha casa, embaixo das palmeiras. Eu chorei de felicidade dessa vez. Passou um tempo ela sumiu de novo. Mas dessa vez eu não chorei tanto. Na verdade eu até me senti culpada por não estar tão chateada. Eu mal olhava pra ela; não falava, não corria, praticamente nada. Nem lembro quanto tempo ela ficou sem dar as caras, mas apareceu atravessando o corredor da dos quartos. Tipo saindo do quarto da minha mãe, passando pelo da minha irmã e entrando no meu. Foi quando eu percebi que eu gostava mesmo dela. se fosse agora eu não a teria comprado. Mas antes eu do que alguém que não tivesse uma mãe como a minha que cuida tanto dela. Eu comecei a limpar o aquário dela com mais freqüência, cuidar da comida, observar ela caminhar e se esconder em cantos escuros. Olhar pras listras laranja lindas dela, recolher da lavanderia os pedaços do casco trocado, espantar a Kita quando ela dava ataque de ciúmes da Cati. Não faz muito tempo Catarina apresentou comportamento muito estranho. Ela andava inquieta, ficava pulando da bacia, andava pela lavanderia inteira até que ela caiu da escada. Foi quase dois metros de queda. Fui encontrar ela com a nadadeira/patinha (??) direita sangrando. Sangue vermelhããão escorrendo pelo casco (ta manchado até hoje). Subi com ela agarrada no meu peito soluçando sem saber o que fazer. Aí liguei pra minha mãe. Olha eu não sei o que se faz em momentos assim. Eu passei água oxigenada nela e ela foi se acalmando (sim ela não parava quieta). Por uma semana ela se arrastava manca. Agora tá normal. Hoje, ao meio-dia, meu pai encontrou debaixo do sofazinho da lavanderia um ovo. UM OVO. Tem noção disso. UM OVO. Muito.. muito sem palavras. Inédito. Bem que minha mãe falou que ela e época de reprodução quando ela tentou se suicidar acidentalmente. O ovo dela é do tamanho da unha do meu dedão da mão, com a casca bem dura. E ela ainda, pelo aspecto do traseiro dela tem dois ovos. MAIS DOIS. Estou muito orgulhosa da minha Catarina. Quando ela se acidentou eu sonhei várias vezes com tartaruguinhas. Mas eu não esperava que a Catarina fosse por ovos. Mas como não está fecundado não irá nascer. A tarde inteira ela passou na mesma posição. Sem se mexer. Mais de noite ela foi pro escuro atrás do sofá. Eu gostaria que ela botasse logo os outros ovinhos, porque me parece que ela sofre. Sabe. Eu sempre soube que ela era mulher. Catarina é bonito nome pra ela. Há outras peculiaridades sobre ela. Tipo como ela gosta de se enfiar nos chinelos do meu pai, e em outros chinelos em geral, mas é que meu pai deixa os chinelos dele jogados no chão, então.. E como ela uma vez mordeu me dedo e ficou segurando. Minha mãe disse que ela achou que fosse um pedaço de mamão (ela come mamão) porque minhas unhas estavam pintadas de laranja. Doeu, acreditem. Querida da minha pequena. Muito orgulinho. Ela poderia viver até meus filhos nascerem, seria divertido.
eu ainda não passei as fotos do ovo dela, então vai essa do chinelo do meu pai!



Nenhum comentário:

Postar um comentário